sexta-feira, 28 de maio de 2010

Curso de turismo investe em qualificação

Réporter:  Suzana Lúcia

A Universidade Potiguar está comemorando 30 anos de atuação no estado, com mais de 40 cursos de graduação e 80 na pós-graduação. Entre seus cursos, o de Turismo, que trabalha com a formação do profissional para o mercado turístico de Natal tem se destacado. Veja Mais

O curso foi fundado no ano de 1990 com a primeira turma concluindo em 1992. De acordo com o professor Maurício Formiga, diretor do curso de turismo, “ele surgiu por decorrência da expansão dessa atividade no Rio Grande do Norte, especialmente voltado para qualificação de recursos humanos para a atividade”.

O professor acrescenta ainda que, “efetivamente o curso deu uma significativa contribuição para a elevação dos serviços prestados ao turismo, notadamente nos equipamentos produtivos, que são as empresas voltadas para as atividades turísticas, tais como: hotéis; agências; transportadoras turísticas; empresas de receptivo turístico; empresas de eventos; restaurantes; empresas de animação e lazer; e outras atividades que requerem a presença do profissional de nível superior, tais como atividades públicas, órgãos públicos, ONGs, terceiro setor e também a própria docência”.

A relevância do curso dá-se pela qualificação da mão de obra para o mercado de trabalho, oferecendo aos alunos uma estrutura composta de laboratórios, parcerias e professores com experiências no ramo turístico. No mercado há a valorização dessa mão de obra devido a UnP está inserida na rede Laureate de Universidades, presente em vários países do mundo.

Segundo a EMBRATUR, a cadeia produtiva no nicho turístico contém 52 atividades. Diante desse contexto, a universidade investe massivamente na formação desses profissionais para dar suporte a essas várias atividades distribuídas no setor. Destacando também o empreendedorismo motivado pelo curso, impulsionando os alunos até mesmo na criação do próprio negócio dentro da estrutura turística. O curso dispõe ainda em sua grade curricular do estudo de línguas estrangeiras, visando assim, um ensino de excelência em sintonia com o que o mercado exige.
Com o mercado turístico em expansão e com a realização da copa de 2014 no Brasil, tendo ainda a cidade do Natal como uma das cidades sede, a perspectiva da direção do curso é que haja efetivamente um aproveitamento de todo esse recurso humano qualificado - com ensino de excelência - regimentado pela Universidade Potiguar. A idéia é que esses profissionais atuem junto a esse evento de grande porte, que é a Copa do Mundo de futebol.