quarta-feira, 2 de junho de 2010

Curso de Turismo: estrutura é um diferencial da UnP

Por Alessandra Torres

O Curso de Turismo da UnP foi criado em 1990 e tem como objetivo qualificar o aluno para o mercado de trabalho do setor turístico. É hoje uma referência no meio acadêmico, destacando-se por oferecer uma estrutura de laboratórios, que contribui na formação teórica e prática dos alunos da instituição. Informática, hospedagem, alimentos e bebidas, como também a brinquedoteca - que atendeu 1714 crianças em 2009, eventos, como também a cozinha pedagógica - espaço do Curso de Gastronomia - mas disponibilizado também para os graduandos de Turismo, são os complexos de equipamentos físicos que respaldam o título de mais completo curso da área em Natal. Leia Mais
 Para o diretor do curso, Maurício Formiga, essa estrutura é fundamental para a formação do aluno e sua inserção no mercado. “O curso direciona-se à formação de um profissional apto a atuar em um mercado cada vez mais competitivo, diversificado e exigente, com um projeto pedagógico atualizado, integrando uma estrutura universitária dinâmica e comprometida com o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, pontua o diretor.

Com uma carga horária de 2.400 horas, distribuída em atividades teóricas, vivências práticas, atividades complementares e estágio, funcionando nos turnos matutino e noturno e duração mínima de três anos, é o único curso do Estado a integrar uma rede mundial de universidade, a Laureate Mundial, o que possibilita novas perspectivas de intercâmbio, aperfeiçoamento e pós-graduação em centros mundiais de referência no ensino superior.
“A universidade disponibiliza um conjunto de diferenciais que, além da credibilidade junto à sociedade, nos dão a certeza de continuarmos como o maior e melhor Curso de Turismo do Rio Grande do Norte e uma referência a nível regional e nacional”, conclui Formiga.

Além de uma estrutura própria que conta ainda com espaço para orientação acadêmica, salas de aula climatizadas, núcleo de pesquisa em turismo, laboratório de audiovisuais, acervo de vídeo e publicações técnicas, os alunos dispõem, entre outros diferenciais, da maior biblioteca privada do Estado, com acervo atualizado; de um projeto pedagógico atualizado e ajustado à dinâmica do mercado; de estágio supervisionado com 300 horas e avaliação com o conceito IDD positivo, pelo ENADE.

A turismóloga, Caterine Gomes, recém-formada e atuando no setor turístico de Natal, ressalta a importância da união da teoria com a prática, possibilitada pela estrutura física que a universidade dispõe. “Os laboratórios, principalmente na área de Hotelaria e Alimentos e Bebidas, foram fundamentais para minha formação acadêmica. Eles possibilitam o aprendizado na prática e a vantagem de o aluno não ter de se deslocar da faculdade. Outro ponto muito favorável é que estavam acessíveis sempre que precisávamos”, destaca Caterine.
Para articular as atividades internas com o mercado, o Curso de Turismo da UnP tem parcerias com segmentos econômicos e instituições ligadas à atividade, facilitando a inserção mais rápida do aluno no ambiente de trabalho.

O Curso integra o Polo Costa das Dunas, o Polo Costa Branca, o Comitê Gestor Estadual do Programa de Regionalização do Turismo: Roteiros Brasil; o Comitê de Monitoramento do Código de Conduta no Turismo contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil; o Programa Turismo Melhor do SEBRAE; o Natal Convention Bureau; o Programa Nosso Bairro Cidadão, da Prefeitura Municipal do Natal, a Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Congressos, dentre outras entidades.