sexta-feira, 18 de junho de 2010

Escola das Dunas completa, em outubro, 20 anos

Repórter Alessane Mota 


Em 2010, no mês de outubro, a Escola das Dunas completa 20 anos. Essa é uma das iniciativas da Universidade Potiguar (UnP), e da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), em convênio com a Secretaria de Educação do Estado, beneficiando a comunidade de Pitangui, em Extremoz - RN. Leia Mais



Para a comemoração dos vinte anos, a Fundep está criando um site da escola, onde, a partir de outubro, apresentará seus projetos para outras escolas da comunidade, como as atividades de campo, além de mostrar o que já foi feito, todos esses anos, para toda a comunidade acadêmica. Haverá também um festejo que está sendo programado pela direção da escola, juntamente com a Fundep.



“Durante todo esse ano estamos também, montando vários projetos que serão apresentados na SBPC, além de um estande que teremos lá”, antecipa Clayton Saint Clair, ex-aluno e atual diretor da escola.

A Escola trabalha com o objetivo de oferecer educação de nível médio, com educação ambiental, e cursos profissionalizantes como Introdução ao Turismo, Introdução à Administração, Empreendedorismo e Educação Ambiental.

A parceria com a UnP oferece à escola bolsas de 100% para os alunos mais interessados e, até hoje, já disponibilizou mais de 500 bolsas para cursos na universidade. Os alunos podem vir a ingressar em um curso superior, também, pelo Pró-Uni. Clayton Saint Clair calcula que em média, por ano, a UnP oferece de vinte a trinta bolsas à escola.

Segundo o diretor, a Escola das Dunas foi idealizada pelo Chanceler Paulo de Paula, tendo em vista a necessidade da comunidade carente em ter uma escola que, além de educar, tivesse como ideologia e diferencial, a educação ambiental. A escola também oferece atividades ambientais em que pessoas da comunidade e de todo o Brasil, participam fazendo trilhas agendadas para um grupo de quinze pessoas, que sai pelas matas da região com instrutores que ensinam sobre o ecossistema local e educação ambiental.

Ivanildo Júnior Rodrigues de 16 anos, estudante do terceiro ano do nível médio, pretende fazer vestibular para Petróleo e Gás, e fala que está na escola porque precisa se preparar para o vestibular, e que ela é considerada a melhor de Extremoz pela comunidade. “Aqui a gente consegue uma melhor adequação para que, no futuro, a gente venha se tornar um bom profissional para atuar bem no mercado. Aqui, eles também nos possibilitam participar da maratona preparatória para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), com aulas todos os sábados”, diz Ivanildo Júnior que, como todos os alunos, paga, também, a disciplina de Turismo que complementa a grade curricular do ensino médio.