sábado, 5 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente movimenta UnP

Por Alessane Mota

O dia do Meio Ambiente não passa mais despercebido nos pátios da UnP que, desde 2007, vem efetivamente mostrando ao público suas ações e projetos com esse tema, apesar de já vir promovendo ações voltadas para o meio ambiente há vários anos. Pensando no dia do meio Ambiente, e no que a UnP poderia oferecer, a Pró- Reitoria de Extensão e Ação Comunitária criou a Semana do Meio Ambiente, que esse ano vai para sua quarta edição. O evento acontecerá do dia 31 de maio a 5 de Junho.

A Semana do Meio Ambiente na UnP chama atenção para a conscientização ambiental, momento em que a universidade mostra o que promove, apresentando as ações ambientais que desenvolve, durante todo ano, e projetos de extensão, como o Museu Itinerante e o Reciclando. Leia Mais

À frente da organização desde o início está Bernadete Melo, que trabalha na instituição há doze anos como professora do curso de Engenharia, coordenando o Eixo Temático Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a professora Benedita Ferreira de Souza, coordenadora geral. Tendo que cumprir metas, Bernadete fala, “a idéia do evento é incentivar a cidadania com a consciência ambiental de toda sociedade, e trabalhar o aluno voltado para o cuidado com o meio ambiente”, declara.

O evento conta com a presença de convidados enriquecedores às palestras, ecofeira, exposições de fotografias, tenda ecológica, oficina de energia limpa, entre outras coisas, como os ecopenteados, que arrumam as mulheres, que passeiam pelo evento, com penteados feitos com algum produto reciclado. E como praticamente tudo está ligado ao meio ambiente, segundo Bernadete, o curso de fonoaudiologia também participa realizando exame de audiometria, medindo assim, o desgaste do aparelho auditivo, diante da poluição sonora.

Programando trabalhar na oficina, com mais dois professores, Andréa Barbosa, professora das disciplinas de Análise do Petróleo e Gás e Química do Petróleo e Gás diz que, “com um professor de química, outra de física e de matemática queremos mostrar a interdisciplinaridade, ligada ao tema do evento”. Andréa calcula que quatro alunos promoverão essa ação, juntamente com os professores.

“São cerca de cem alunos e professores envolvidos com o evento. Os cursos de Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental são os mais envolvidos, no entanto, todos os cursos participam. É uma ação institucional”, diz a professora Bernadete, que convida a todos a participar do evento, em que estima que compareça entre duas a três mil pessoas dentre alunos da universidade e a sociedade.