segunda-feira, 31 de maio de 2010

Novos rumos da arquitetura no estado

Por: Roscele Melo

Com o crescimento do mercado, a demanda de profissionais capacitados tem se tornado cada vez mais necessária. Instituições de ensino têm buscado atender as perspectivas do mercado profissional que se torna cada vez mais exigente. Tarefa árdua, já que não basta apenas ter formação de nível superior. Leia Mais
A Universidade Potiguar (UnP), há 30 anos, vem ajudando, principalmente, o mercado potiguar evoluir de forma relevante. Visando capacitar profissionais para atender mercados crescentes locais e nacionais, a instituição oferece um leque de formação profissional cada vez maior, com diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Entre eles está o de Arquitetura e Urbanismos. O curso funciona desde 2002 e atende, principalmente, o cenário local que está em expansão com o processo de urbanização do estado. Em constante renovação, o curso foca as diversas vertentes do mercado arquitetônico de trabalho local e nacional.

Para a diretora do curso de arquitetura e urbanismo da UnP, Sueda Farias, os alunos são preparados para os diversos campos presentes no âmbito da arquitetura. “A grade curricular do curso tem como objetivo formar um arquiteto completo. Capacitado para atender ao mercado de trabalho local e nacional. Por isso que a grade de arquitetura segue parâmetros de instituições de outros estados”.

Na sala de aula, os alunos aprendem, a priori, a teoria da arquitetura e os elementos básico do curso. Em seguida, a teoria é atrelada à prática. O aluno vivencia, desde a universidade, o cotidiano de um profissional que trabalha com arquitetura. Vivencia de importância para o aluno em formação, de acordo com a diretora do curso.

Segundo Sueda, o projeto criado pela instituição para projetar casas para famílias carentes é o primeiro contato dos alunos com a prática do curso. O “Projeto Nossa Casa” faz com que alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil coloquem em prática o que é ensinado em sala de aula. A proposta é que os alunos criem projetos que atendam a população que recebe até 3 salários mínimos. O projeto conta com a parceria do CREA/RN, CEFET/RN e da Prefeitura Municipal do Natal.

Além do Projeto Nossa Casa, alunos do curso de Arquitetura também atendem algumas necessidades da própria instituição. O Call Center da universidade, por exemplo, recebeu orientações dos alunos do curso.

De acordo com a diretora, alunas que concluíram o curso de Arquitetura já foram contratadas pela Unp. “As alunas Ana Carolina Jammal e Marina Macedo Fontes, estudaram na UnP. Após a formação, as alunas foram contratadas em seguida pela instituição. Os arquitetos que formamos conseguem uma inserção positiva no mercado de trabalho”, afirmou.

Para a diretora o mais importante é que os futuros arquitetos apliquem de forma positiva o que foi ensinado em sala de aula. Com profissionalismo e responsabilidade, principalmente. “O arquiteto é um responsável pelo ambiente de forma direta”, complementa Sueda.

Pós-Graduação

Para atender de forma mais ampla o mercado de trabalho, a diretora confirmou que a partir de agosto terá início a pós-graduação em Arquitetura na UnP. A pós-graduação será em “Arquitetura de Interiores” e terá a duração de 1 ano. No momento, a Universidade Potiguar é a única a oferecer essa pós-graduação no estado.