segunda-feira, 21 de junho de 2010

Atletismo - Um caminho para a mudança

Por Elisama Queiroz

O atletismo (corrida, saltos e arremessos), modelo de esporte datado desde as primeiras olimpíadas gregas, vem até hoje marcando a vida de muitos, especialmente as crianças e jovens que se predispõem a participar do projeto social “Clube Unidos Para Vencer” na cidade de Touros - RN. Leia Mais 

O projeto, criado há 14 anos por Willian Barbosa (37), tem como objetivo principal tirar as crianças e jovens da possível ociosidade das ruas e apresentá-los ao atletismo como um meio de diversão, saúde, crescimento e bem-estar.

Na comemoração dos 30 anos da Universidade Potiguar, Willian, aluno da primeira turma do curso de Educação Física (2005-2008), é um dos nomes que se destaca no mercado como sinônimo de dedicação e sucesso naquilo que faz.

Atleta desde os 12 anos, Willian sempre gostou do atletismo e, em 1996, fundou o clube “Unidos Para vencer”, nas praias de Touros, um projeto movido simplesmente pelo desejo de um sonho realizado, pois a estrutura física para treinamento é bem diferente das atuais pistas de competição. “Trabalho por amor, a gratificação é ver o reconhecimento deles através do esporte.” Afirma o treinador.

O projeto conta com a participação de crianças e jovens com idade de 7 a 18 anos. A renovação dos atletas é de três em três anos, mas a maioria está a mais tempo do que o estipulado, pois vem apresentando resultados significativos nas competições e permanecem estudando (um dos principais critérios de aceitação do atleta).

Desde 2003 o clube tem se destacado no âmbito estadual, regional e nacional, vindo a ganhar vários títulos, com 28 participações em campeonatos brasileiros da federação escolar, nove títulos nos Jogos Estudantis do RN, JERN’S 13 títulos no CEMIS (Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais do RN), 40 medalhas individuais no campeonato regional Norte e Nordeste e duas importantes convocações para a seleção brasileira de atletismo.

Atualmente, a Universidade Potiguar, através da coordenadora de esportes Magnólia Figueiredo, tem dado início a uma parceria visando o aluno de baixa renda participante do projeto, vindo a oferecer bolsas de estudos aos alunos que apresentem bom desempenho e disciplina nos treinos e competições.