segunda-feira, 21 de junho de 2010

Unati – 16 anos contribuindo para o bem-estar do idoso

Por Débora Sousa


Maria Deneide Gonçalo Guedes: “É importante ressaltar a preocupação da UnP com a responsabilidade social”.

“Ter entrado na Unati foi como reviver. Sinto uma sensação de bem-estar maravilhosa só de lembrar das atividades que participei, das pessoas que conheci, de tanta gente que reencontrei”. O depoimento é de dona Giseide Gadelha Paiva, de 75 anos. A ex-professora de Educação Física já está na Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati) há mais de 12 anos. Criado em março de 1994, o programa é um projeto de extensão da Universidade Potiguar que desenvolve ações voltadas para o segmento da terceira idade. Leia Mais


“Nosso objetivo maior é proporcionar ao idoso uma velhice digna, estimulando-lhe o corpo e a mente, através da realização de cursos, oficinas e eventos. Dessa forma, ele vive em constante aprendizado, baseando-se nos valores culturais da sociedade na qual ele está inserido”, disse Maria Deneide Gonçalo Guedes, que há uma década, é coordenadora da Unati. Ela explica que o programa se divide entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão, e estão relacionadas ao envelhecimento humano e à educação de caráter permanente.

Vidarte, Grupo Teatral 3º ATO, Cultura e Lazer na Maturidade. Essas são algumas das atividades oferecidas pela Unati. “Já participei dos cursos de Memorização, Teclado, Dança, Coral. Recentemente entrei no de Informática. É um convívio maravilhoso que influencia no nosso dia a dia, nos faz sentir mais jovens. E isso transparece para as pessoas. Elas notam a nossa alegria”, acrescenta Giseide.

O projeto conta hoje com 2 oficinas, 15 cursos, 64 turmas e diversos eventos culturais. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail unati@unp.br ou pelo telefone (084) 3215-1105.