segunda-feira, 14 de junho de 2010

Projeto da UnP promove inclusão social do idoso

Por José Alves

O projeto da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UnATI) é um programa da Universidade Potiguar, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária. É embasado nos princípios de respeito, dignidade e valorização integral da pessoa, e tem como objetivo promover a integração e inclusão social, proporcionando uma melhor qualidade de vida e bem estar. Leia Mais

Este ano o projeto completa 16 anos, oferecendo atividades diversas para a socialização, estímulo e desenvolvimento, preparando o cidadão para uma velhice digna e prazerosa com ações sócio- educativas e de lazer. “Apesar de a Terceira Idade ser considerada a partir dos 60 anos, a UnATI disponibiliza cursos para as pessoas a partir dos 40. Por meio da universidade conseguimos promover essa integração e a inclusão social dos 806 alunos matriculados nos diversos cursos”, declara a professora Maria Deneide Gonçalo Guedes, que há 10 anos coordena o programa.

A UnATI desenvolve uma proposta de educação permanente, através da realização de cursos, oficinas e eventos, possibilitando ao participante a oportunidade de permanecer em constante aprendizado, estimulando o cérebro, exercitando o corpo e a mente. É o exemplo de Terezinha Peres da Luz, 83 anos, aluna do curso de pintura, que, “para não ficar em casa, esclerosada, estou ocupando a minha mente, desenvolvendo a arte de pintar”, diz.

Bastante extrovertida, a secretária executiva aposentada, Arlete Silva (60 anos) frequenta, além do curso de pintura de tela a óleo, bordado em pedrarias e artes diversas. Ela conta com uma pontinha de orgulho que “já fiz minha primeira exposição individual, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Arlete procurou a universidade por indicação de uma amiga que já freqüentava a UnATI.

Ao seu lado, Leoneide Elias de Oliveira (40 anos), servidora ativa da Receita Federal, matriculada desde o início deste ano, justifica sua presença na universidade: “Já havia interesse pelo curso de pintura, pois este é um projeto vida”, afirma.

Para a coordenadora da UnATI, “ Além de pintura em tela, outros cursos também são oferecidos como dança, teatro, teclado, inglês, espanhol, informática, ginástica, hidroginástica...” E acrescenta: “Paralelamente, temos um calendário de eventos na área de cultura e lazer, como passeio no Barco Escola “Chama Maré”, pelo rio Potengi, feira de artesanato. Realizamos alguns eventos, como homenagens às mães, festas juninas, entre outros. No próximo dia 18 de junho, os alunos farão uma viagem no Trem do Forró para Ceará-Mirim. Dia 30, haverá o FORRONATI, na AABB, além de viagens para Pesqueira/PE ( 23 a 25 de julho), Festa de Santana, em Caicó (28) e até para Portugal ( no meses de outubro / novembro)”.

GRUPO TEATRAL

Uma iniciativa da UnATI que faz sucesso na universidade é o Grupo Teatral 3º Ato, sob a direção da professora de teatro, Ana Francisca, que está a frente do projeto há 10 anos. “Em 2009 o grupo participou do VI Encontro Cultural, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, apresentando a peça “O casamento suspeitoso”, de Ariano Suassuna. Essa peça também é levada a instituições filantrópicas.

“Possibilitar ao idoso desenvolver habilidades e competências, através da atividade teatral, oportunizando a interseção, sociabilização e valorização como pessoa na comunidade e na família”. E complementa: “É gratificante ver o resultado de um processo desenvolvido durante o ano letivo e como resultado obter um trabalho teatral de qualidade”. Essa declaração da diretora Ana Francisca, resume a importância do projeto Grupo Teatral 3º Ato.