terça-feira, 15 de junho de 2010

Prostituição é tema de projeto de pesquisa da Universidade Potiguar

Por Débora Sousa

A Universidade Potiguar, com os seus quase 30 anos de existência, já é conhecida pelo engajamento em importantes programas e eventos de cunho social. Além disso, existe também o trabalho que é desenvolvido pela própria instituição, por meio de projetos de extensão e de pesquisa. Leia Mais

“Natal – Refúgio Prazeroso do Europeu” é um estudo de caso que teve início no mês de abril deste ano, e é coordenado pela jornalista, escritora e professora da Escola de Comunicação e Artes, Stella Galvão. Foi criado com o objetivo de mapear a prostituição que se institucionaliza em lares paralelos, a partir da relação entre prostitutas que atuam na cidade de Natal e seus clientes europeus.

“A idéia partiu de observações minhas, mais especificamente na vizinhança do bairro de Ponta Negra. Sempre gostei de pesquisar, de estudar, e essa perspectiva humana me interessa muito. Não queremos julgar nada. Procuramos apenas compreender a troca de interesses que acontece entre os estrangeiros e as prostitutas, focando nas relações em que permanece um vínculo entre eles, que são estabilizadas por meio do sustento”, disse a professora.

O projeto conta ainda com um bolsista voluntário, Tadeu de Oliveira, aluno do 5º período do curso de Jornalismo, e uma bolsista, Elnatana Barreto, estudante do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda. “Escolhi fazer parte da equipe porque vi que se tratava de uma pesquisa que exigia, além de um embasamento teórico mais rico, contato com uma realidade social que ainda é muito mal vista pela sociedade, são mulheres que sofrem muita discriminação. Achei interessante por ser um tema em que a maioria das pessoas quer distância. Já conseguimos dados razoáveis e o resultado tem sido bastante positivo”, contou Tadeu.

As matérias, artigos, reportagens, e todo o material relacionado ao projeto podem ser vistos no site http://www.natalmuitoprazer.blogspot.com/