quinta-feira, 3 de junho de 2010

Projeto social ajuda crianças e jovens carentes a entrarem na universidade

Repórter: Diego Hervani Santos

A ex-atleta Magnólia Figueiredo realiza desde 1999, em parceria com a Universidade Potiguar (UnP), o projeto social “Vamos tirar as crianças da rua correndo – Atletismo nelas!”, que tem como finalidade tirar crianças e jovens carentes das ruas, proporcionando uma integração social através do esporte e da educação. Veja Mais

A maioria das atividades ocorrem no CAIC de Lagoa Nova, onde os jovens tem a possibilidade de conhecer e por em prática suas habilidades no atletismo. A UnP participa do projeto oferecendo bolsas de estudo, e ajudando na vestimenta dos atletas. Para Magnólia Figueiredo, coordenadora do projeto, a educação é o maior benefício. “Esses jovens não teriam condições de ingressar em uma universidade, mas com o apoio da UnP eles estão tendo essa chance”. Segundo Magnólia, mesmo que as bolsas não sejam integrais, sempre aparecem padrinhos que bancam o resto da mensalidade. “Sempre aparecem pessoas querendo ajudar, elas bancam o resto da mensalidade e nos ajudam a tocar o projeto”, completou Magnólia.

Uma constatação interessante da coordenadora é que a grande maioria dos jovens acabam se tornando um espécie de agente social em sua comunidade. “Eles levam o que aprendem para as suas comunidades, isso faz com que nosso projeto atinja um número ainda maior de pessoas”, explicou. Hoje, aproximadamente 100 jovens são beneficiados com o projeto.

Existe a intenção que depois da reformar pela qual o CAIC está passando, as atividades se estendam para outras modalidades esportivas além do atletismo.