quarta-feira, 26 de maio de 2010

Alunos realizam papel fundamental nos projetos de pesquisa

Repórter: Diego Hervani

A Universidade Potiguar (UnP) realiza todos os anos, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, diversas projetos que buscam associar a teoria com a prática, possibilitando que o aluno obtenha um aprofundamento maior no estudo de algum fenômeno social de relevância.

Segundo Eunádia Cavalcante, Gerente de Pesquisa da UnP, a atuação do aluno no desenvolvimento das pesquisas é fundamental. “Muitas pesquisas são criadas através da observação dos alunos durante as atividades desenvolvidas junto à sociedade, eles analisam se determinado acontecimento social pode gerar um tema de pesquisa”. Veja Mais

Esse ano, a UnP trouxe uma novidade. Os seus projetos foram divididos em 10 eixos temáticos, são eles: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Perícia Investigativa, Desenvolvimento de Produtos e Projetos, Inteligência Artificial, Produtos Naturais, Fármacológicos e Cosméticos, Neurociências, Atenção Integral, Capacitação e Formação de Pessoas, Comunicação e Cultura, Constituição, cidadania e efetivação de direitos, e o 30 Anos – UnP. Essa mudança tem como objetivo obter uma maior interação entre as escolas do conhecimento.


Só em 2010, englobando todas as escolas da universidade, são 128 pesquisas sendo realizadas. Existem duas formas de se inscrever nos projetos de pesquisa, uma é como voluntário e a outra é como bolsista. Nos dois casos, todo início de ano é lançado um edital explicando como vai ser feito o processo seletivo.


Cada pesquisa tem uma duração diferente, algumas chegam a durar mais de um ano. Ao final, os resultados dos projetos são divulgados em congressos científicos, revistas científicas e nos anais da universidade.