quarta-feira, 26 de maio de 2010

UnP Superar ajuda na inclusão social dos atletas

Repórter: Pedro Paulo Ubarana

Criado em Abril de 2009, o programa UnP Superar surgiu de uma parceria entre o Instituto Superar (RJ) e a Universidade Potiguar. Esta parceria busca uma melhora na performance de atletas paraolímpicos potiguares, e conta com a participação de professores e alunos de diferentes cursos da Universidade, que colocam em prática as teorias aprendidas em sala de aula, e cumprem com a responsabilidade social da UnP. Veja Mais


Mas, além da melhora de desempenho dos atletas, o UnP Superar ajuda na inclusão social dos mesmos. É de conhecimento geral que ainda há grande discriminação com relação aos portadores de necessidades especiais, e que eles sofrem de inúmeros problemas de acessibilidade, e por causa desses fatores muitos deles acabam vivendo à margem da sociedade. Mas, quando o portador de necessidades especiais começa a competir, a conviver com outras pessoas, a fazer viagens, e a obter bons resultados, a população começa a vê-los como um atleta normal, que treina, compete e ganha medalhas, deixando o estigma preconceituoso de lado.

MOTIVO DA ESCOLHA

Natal possui o maior número de para-atletas com potenciais olímpicos do Brasil. No Para-Pan, realizado em 2007, no Rio de Janeiro, das 83 medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil, 21 foram por atletas potiguares, o que faz com que se o Rio Grande do Norte fosse um país independente, ele teria ficado em 5º no Quadro Geral de Medalhas, atrás apenas de Brasil, Canadá, Estados Unidos e México.

A escolha da UnP para ser parceira do projeto se deu, principalmente, por causa de seu Pólo de Saúde, que é referência em todo o país e conta com uma estrutura de nível internacional. Além disso, na UnP os atletas irão contar com um grupo multidisciplinar de alunos e professores que colocarão em prática o seu conhecimento para o crescimento do paradesporto local.