quarta-feira, 26 de maio de 2010

Pesquisa e Ética na Universidade Potiguar

Repórter: Elisama Queiroz

Criado em agosto de 2002, pelo Conselho Universitário (ConsUni/UnP), o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP é um órgão de apoio técnico à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, responsável pela análise dos regulamentos de pesquisas da Universidade Potiguar que envolvem seres humanos e animais. Veja Mais


A função do comitê é multi e interdisciplinar, alcançando todas as áreas de pesquisas da Universidade Potiguar, identificando conflitos de valores, refletindo criticamente sobre os dilemas, analisando a ética da pesquisa, tendo como fundamento básico a proteção da dignidade do ser humano.

De acordo com a coordenadora Telma Simplício, “todas as normas usadas pelos integrantes estão baseadas no regimento da Comissão Nacional de Ética - CONEP, que asseguram a suas decisões de aprovação nas pesquisas”. O CEP é composto por docentes e pesquisadores integrantes do corpo funcional da universidade, com participação de profissionais das áreas de Saúde, Ciências Exatas, Sociais e Humanas.

Atualmente, a maioria dos projetos são da área de Saúde, que também aponta como a área que mais envia projetos ao comitê. Como algumas dessas pesquisas envolvem seres humanos e animais, o papel do comitê é contribuir para o desenvolvimento de pesquisa dentro dos padrões éticos, valorizando assim, o pesquisador que recebe o reconhecimento de que a sua proposta está eticamente adequada.

Sobre a importância do CEP na excelência das pesquisas, a coordenadora afirma que “o parecer do Comitê de Ética vem valorar e qualificar as publicações das pesquisas”. Complementa dizendo que, “os pesquisadores não são obrigados a apresentar as suas pesquisas, contudo para que elas venham a ser publicadas tem que estar em conformidade com o Comitê de Ética e Pesquisa da instituição na qual está inserida”. Finaliza a coordenadora do CEP.