sexta-feira, 4 de junho de 2010

Atleta da UnP se consolida no cenário nacional do atletismo

Repórter Gabriela Martins
.
O incentivo ao esporte sempre foi uma vertente forte da Universidade Potiguar, pois a política esportiva está inserida no planejamento estratégico da instituição, que, a cada dia, se faz presente no cenário esportivo local, nacional e até internacional.

Quando se trata de atletismo, o Rio Grande do Norte é um grande berço de atletas campeões nesse esporte. Atualmente um atleta se destaca a nível internacional, Diego Cavalcanti. Leia Mais

Diego é aluno do curso de Educação Física e é destaque nas modalidades que disputa. Atualmente, o atleta está em primeiro lugar no ranking nacional juvenil nas provas dos 100m e 200m rasos e no ranking nacional sub-23, tem a segunda melhor posição nos 100m e a terceira nos 200m.

Esses resultados positivos são fruto de muito treino e dedicação, que começaram a quatro anos. O atleta foi convocado pelo seu técnico atual, José Figueiredo, para treinar com a sua equipe, através do projeto sócio-esportivo que apóia atletas jovens, a partir daí, o velocista não parou mais.

Em 2004, Diego começou competindo nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS), em que foi campeão por três anos consecutivos. Já em 2006, o atleta participou do primeiro Campeonato Norte/Nordeste de Menores, batendo o recorde da prova e, logo em seguida, participou do Norte/Nordeste de Adultos sagrando-se também vencedor. No ano seguinte, Diego venceu a prova dos 100 e 200m rasos nas Olimpíadas Universitárias.

No ano de 2008, o velocista venceu sua primeira competição internacional, conquistando o primeiro lugar nos 100 e 200m rasos no Campeonato Sul-Americano de Menores, disputado no Peru, tornando-se assim, naquele ano, campeão Brasileiro e Sul-Americano em sua categoria.

Ano passado, Diego começou sua carreira profissional, participou de diversas competições, vencendo a maioria, foram elas: o Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Juvenis, no Campeonato Brasileiro sub-23, em que o atleta além de ganhar o ouro, quebrou o recorde da competição nos 100m rasos e trazendo para casa o título de melhor atleta. Nos Jogos universitários daquele ano, Diego ganhou três das quatro provas que disputou, batendo o recorde em duas delas. Para finalizar o ano, Diego disputou ainda o Pan Americano Juvenil, no qual ganhou a medalha de bronze.

Todas essas conquistas trouxeram uma maior ainda, no ano de 2009, Diego Cavalcanti assinou um patrocínio com a UnP, recebendo da instituição todo o apoio para otimizar cada vez mais seus resultados.

“Agora estou junto com meu treinador organizando nossas metas e dar continuidade ao trabalho já sendo dado desde 2006. Na busca de uma vaga na seleção para disputar os jogos sul-americanos desse ano e pretendo ainda chegar a principal competição esportiva, as Olimpíadas de 2012, em Londres. Por isso, esse ano tenho que me dedicar e melhorar meus tempos, para chegar lá”, conclui o atleta.