sexta-feira, 4 de junho de 2010

UnP desenvolve projeto em defesa do meio ambiente

Por José Alves










A questão ambiental já é parte constante da agenda de diversas instituições públicas e empresas privadas. Essa temática não é modismo, mas uma pressão da sociedade para definições de políticas e estratégias decorrentes de alertas sobre a poluição do planeta. Leia Mais

O desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente são assuntos presentes na mídia diariamente. A Universidade Potiguar – (UnP), que este ano completa 30 anos, passa do discurso para ações concretas. O resultado pode ser visto na profissionalização do Projeto de Extensão – “Reciclando na UnP” – desenvolvido há quatro anos por uma equipe do curso de Ciências Biológicas, sob a coordenação da engenheira e professora de Química, Lourdes Bernadete.

“Reciclando na UnP está ligado ao eixo temático Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde são desenvolvidos outros 21 projetos, sendo 13 de Pesquisas e oito de Extensão”. E acrescenta: “o objetivo principal desse trabalho é fazer a educação ambiental através do princípio dos três “R” - Redução, Reutilização e Reciclagem de Materiais”, explicou a professora.

O projeto é desenvolvido visando alcançar os objetivos específicos, levando aos alunos e funcionários da UnP, e alunos do ensino fundamental, a Educação Ambiental na Escola. Através da Sustentabilidade são repassados cursos para que as pessoas envolvidas no projeto tenham uma renda e agreguem valores. E por meio da Cidadania, são formando cidadãos através de boas práticas ambientais.

Segundo Lourdes Bernadete, “para alcançar esses objetivos, mobilizamos a comunidade de um modo geral, desenvolvendo oficinas, cursos, encontros, palestras, eventos e confecção de peças de materiais que iriam para o lixo”. A professora revela que, “é através do projeto que estimulamos os servidores para a coleta seletiva, onde reutilizamos e reciclamos parte do papel (menos de 1%) que é descartado pela UnP".

Essa reciclagem é feita no Laboratório de Reciclagem de Materiais, na Unidade da UnP – Salgado Filho, com o acompanhamento da equipe formada por uma engenheira Química (a própria professora Lourdes), uma Bióloga (técnica de nível superior) e uma Gestora Ambiental (bolsista do projeto).

Na Semana do Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 1 e 2, a “Papeloteca” esteve presente com um estande, na Unidade da UnP – Salgado Filho. Na ocasião foi realizada uma oficina “Praticando os três R”, para que alunos e visitantes pudessem conhecer e participar do projeto.