segunda-feira, 28 de junho de 2010

Formação profissional cidadã na UnP

Por Elisama Queiroz

No cumprimento dos seus deveres e obrigações a Universidade Potiguar, no decorrer dos seus trinta anos, vem realizando ações integradas ao ensino, à pesquisa e às atividades de extensão, visando o bem-estar da sociedade.  Leia Mais

A responsabilidade social tem sido uma das marcas da UnP no tocante à sua credibilidade, apresentado, no últimos anos, como uma das mais importantes instituições de ensino superior do estado. Essa preocupação com a qualidade de vida das pessoas é uma das principais características de todo corpo acadêmico da instituição, que pode ser visto através das ações comunitárias efetuadas em muitas comunidades carentes.

O projeto Ação Global é um dos exemplos. Realizado anualmente pelo SESI, em parceria com a Rede Globo, e com o  apoio da UnP, o evento contou com  36.523 pessoas beneficiadas e  mobilizou cerca de  23 cursos, com aproximadamente 33 professores, 530 alunos, que movimentaram o parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, no último dia 22 de maio.

É compromisso da Universidade Potiguar oferecer extensão e ação comunitária com padrão de qualidade de excelência, priorizando atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável, assim como proporcionam a difusão de resultados que, em sua essência, induzam à cidadania. São destaques da extensão a Universidade Aberta Para a Terceira Idade (UnATI), a Escola das Dunas, a Escola 4º Centenário, UnP Esporte, Coral UnP e Teatro UnP.

Devido a omissão do estado em prestar serviços de qualidades à sociedade, “Instituições como a UnP, têm buscado oferecer serviços que favoreçam a qualidade de vida, através dos serviços dos professores e alunos à comunidade interna e externa do seu entorno”. Afirma Regina Rabello, assessora técnica do gabinete da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (PROEX).

O objetivo dessas ações comunitárias é mobilizar os alunos e professores para ações que levam o conhecimento da universidade para a sociedade e possibilite a troca de informações importantes no processo de formação do profissional e, principalmente do cidadão.