segunda-feira, 28 de junho de 2010

UnP oferece curso de graduação em Cinema

Por Débora Sousa


Fábio DeSilva, diretor do curso de cinema da UnP

Em um período importante para a Universidade Potiguar, que comemora seus 30 anos de existência, a instituição inaugura a graduação de Habilitação em Cinema. As aulas estão sendo ministradas na UnP da Nascimento de Castro, e os alunos sairão com o título de Bacharel. O curso tem duração de 04 anos e é dirigido pelo publicitário e professor da Escola de Comunicação e Artes, Fábio DeSilva.

“A idéia partiu da Profa. Sâmela Gomes, reitora da universidade. Ela sempre foi apaixonada por cultura e arte em geral, e me convidou para montar todo o projeto pedagógico do curso”, contou DeSilva.

A habilitação é direcionada aos alunos que estão terminando o ensino médio e desejam seguir carreira na área, profissionais que busquem uma titulação em cinema, profissionais que procurem uma segunda graduação, pessoas que cursaram ou cursam oficinas de audiovisual, e amantes do cinema em geral.

O profissional de cinema estará apto a trabalhar como roteirista, produtor, diretor de cena, diretor de fotografia, diretor de arte, figurinista, técnico de som, editor, e nas mais variadas funções no setor audiovisual. E mais, o bacharel em Cinema também poderá produzir comerciais publicitários, programas eleitorais e para televisão, material para internet, entre outros.

“Nós somos os primeiros no Estado a desenvolver este espaço para o audiovisual. Esperamos que com o pioneirismo, o curso atinja sucesso e visibilidade, e consequentemente, isso reflita de forma positiva no mercado de trabalho”, acrescentou.

Quanto ao andamento do curso, DeSilva explica que existe a liberdade e o incentivo para que os alunos produzam, mas não existe nenhum projeto oficial até o momento porque o curso ainda está começando. “Estamos só no primeiro semestre. Com apenas duas semanas de aula, os estudantes já fizeram um curta. Muitos deles estão ansiosos para começar a praticar”, disse.

Johann Jean, 31 anos, aluno do curso, diz que se matriculou porque já trabalhava com audiovisual na UFRN, mas sentia falta da teoria. Sobre o espaço no mercado de trabalho para os novos profissionais que estão chegando, se mostra confiante e comenta: “O espaço somos nós quem criamos. Nós fazemos nossas próprias oportunidades.”

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site www.unp.br ou pelo telefone (084) 3215-1234