terça-feira, 6 de julho de 2010

Aluno da UnP participa de GP de Atletismo

Repórter: José Alves

O espírito desportista de Jobson Nascimento, que, com 13 anos idade ganhou sua primeira medalha ao conquistar o título de campeão dos Jogos Estudantis do RN – JERN’s/2002, no revezamento 8 x 50, transformou-se anos depois, no atleta internacional que é hoje. Há poucos dias, ele obteve o 7º lugar em salto a distância no Grande Prêmio Internacional de Atletismo em Uberlândia/MG, e 6º lugar, em Maringá/PR, onde disputou o GP com atletas de renomes mundiais. Leia Mais

Fomos encontrá-lo, juntamente com outros atletas e seu técnico José Figueiredo, treinando nas pistas de atletismo do CAIC, do bairro de Lagoa Nova. O CAIC se encontra em péssimas condições de uso, mas é nesse local que os atletas se preparam para um melhor condicionamento físico, visando às futuras competições.

Vestindo a camiseta da Universidade Potiguar, Jobson pára de treinar para atender ao repórter. Lembra de sua infância no interior de Currais Novos, no sertão seridoense, onde disputou vários títulos no atletismo, participando dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte (JERN’s) pelas escolas que estudou até os 18 anos, quando foi convidado para vir para Natal. Recebeu uma bolsa de estudo do professor José Figueiredo, atualmente um de seus treinadores, e iniciou a conquista de uma série de títulos, como o de campeão do salto triplo nas Olimpíadas Escolares Brasileira (JEB’S/2005), em Brasília/DF, “recorde até hoje nessa competição”, diz orgulhoso.

Atualmente cursa o 3º período de Educação Física da UnP, onde também ganhou uma bolsa de estudo, por meio da coordenadora de Esportes, Magnólia Figueiredo, na qual defende o nome da instituição nas competições que participa.

Já como atleta profissional, Joabson sagrou-se campeão e obteve o recorde no revezamento 4 x 100 e vice-campeão no salto à distância, nos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s/2007), em Santa Catarina. Em 2008, conquistou o título de campeão, na mesma categoria, nos JUB’s em Maceió.

Para o atleta, um de seus grandes feitos foi a conquista do título de campeão de salto à distância, no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub 23, realizado em São Paulo, em 2009. Nessa competição ele se classificou para disputar o Campeonato Subamericano de Atletismo, em Medellin, na Colômbia. “Infelizmente, não pude participar, por ter sido lesionado durante uma competição anterior, mas liderei o ranking Sub23 de Atletismo no Brasil”, disse. Em outras palavras, ele foi considerado o melhor atleta nessa categoria.

Falando de seu futuro como atleta da UnP, Joabson fala entusiasmado: “estamos fazendo um ciclo olímpico (treinamentos) visando o mundial, na Coreia do Norte e me preparando para as Olimpíadas de Londres, em 2012.”

Ele fala com tristeza da falta de patrocínio por parte das empresas sediada no estado, para os outros atletas que treinam diariamente no CAIC, mas que não tiveram a mesma sorte que ele, que tem o patrocínio da UnP. “Os empresários ainda não despertaram para o merchandising que o esporte pode render as suas empresas”, disse.

Treinador de Joabson Nascimento, há mais de cinco anos, o professor José Figueiredo, diz que “é uma satisfação grande vê Joabson evoluindo. Ele é um exemplo que a UnP aposta para a próxima olimpíada, em Londres , em 2012 e no Rio de Janeiro, em 2016”.

Figueiredo fala de sua empresa de assessoria esportiva que, juntamente com sua esposa, Magnólia Figueiredo, foi contratada pela UnP. “Este trabalho da universidade, na área de esporte está apenas começando. Os frutos virão daqui a algum tempo”, profetizou. “Temos um trabalho legal e estamos apenas começando. Espero que a UnP se sinta satisfeita e realimente a disposição de continuar investindo nesses atletas”.