terça-feira, 6 de julho de 2010

Universidade Potiguar é destaque no Atletismo


Por: Diêgo César 
No ano de 1999, a UNP, juntamente com atletas consagrados de nosso estado, colocam em prática um projeto sócio esportivo que tem o objetivo de conciliar a prática esportiva com o saber acadêmico. Após 11 anos este trabalho, tem apresentado excelentes frutos no atletismo revelando atletas de alto nível consagrando o nome do Rio Grande do Norte em eventos esportivos nacionais. Leia mais.

O Atletismo também pode ser chamado de esporte-base, pois sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano como, correr, saltar e lançar. Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), o pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha, e marcha atlética.
A Universidade Potiguar é destaque neste esporte e sua equipe de atletismo como uma das mais premiadas do estado. Mas, a equipe não se restringe somente ao âmbito estadual, nacionalmente a equipe UnP coleciona vários títulos brasileiros em seus quadros de medalhas. Os atletas e estudantes de Educação Física, Diego Cavalcante e Joabson Nascimento, são os destaques em premiações na equipe e colecionam títulos estaduais e nacionais, e estão aptos a competir em olimpíadas.
Magnólia Figueiredo atleta de destaque e dona do recorde brasileiro obtido em 1990, na Itália, também participante do projeto sócio esportivo da Universidade e elogia os atletas. Ela acredita que os mesmos têm a capacidade de competir no próximo Jogos Olímpicos que acontecerá em 2012, na cidade de Londres. “Nossos atletas são completos e batalharam muito para isso, acredito sim no potencial deles e sei da capacidade que eles têm. Com isso, estão aptos para competir e trazer medalhas para o Brasil, pois já mostraram em várias competições que são capazes desse mérito.” Comenta a professora Magnólia.
Para chegarem a competir nas olimpíadas os atletas potiguares enfrentam rotinas árduas de condicionamento físico e estudos acadêmicos já que a principal menta do projeto é unir o atletismo aos estudos. Uma vida regrada em que, muitas vezes, e preciso cotar as “baladas” e outros prazeres que possam vir a dificultar seu condicionamento físico e mental. Desde o ano passado, os atletas estão se preparando para uma competição nacional que ocorrerá no final deste ano. De segunda a sábado, eles estão treinando há nove meses. Isto demonstra a seriedade do trabalho feito e do amor dos atletas pelo esporte.

UnP/Superar atletas Paraolímpicos      
O Pólo Paraolímpico de Natal, por meio do programa UNP/Superar, visa especializar a prática de avaliação individual dos atletas paraolímpicos que serão assistidos por profissionais das seguintes áreas: a Terapia Ocupacional, Nutrição, Educação Física e Fisioterapia, Odontologia, Farmácia e Fonoaudióloga. Estes atendimentos visam proporcionar aos atletas, maneiras de superar as suas dificuldades e, consequentemente, aumentar os seus rendimentos, de acordo com as necessidades específicas de cada um deles.
 A equipe de atletismo da UnP também é representada nas paraolimpíadas e conta com atletas de destaque. O atleta Emicarlo de Sousa, por exemplo, representou a equipe e o Brasil na ultima Paraolimpíadas que aconteceram em Pequim, na China. O projeto realiza um trabalho exemplar e colhe os frutos em grandes competições regionais, nacionais e internacionais.