terça-feira, 6 de julho de 2010

Projeto Reciclando é mais uma iniciativa da UnP para ajudar a preservação do meio ambiente


Por: Alessane Mota
Desde 2006, o projeto de extensão ‘Reciclando’ tem como objetivo passar para a comunidade, principalmente a escolar, princípios de educação ambiental e cidadania. Através dos princípios dos três Rs, que são os pilares de sustentação do projeto Reciclando, têm como base a redução, reutilização e a reciclagem de materiais. Ou seja, apresentar soluções para que os resíduos gerados no meio tenham um destino ecologicamente correto. O trabalho é realizado por professores e alunos nas escolas e na Universidade. Leia mais.

O projeto surgiu de atividades desenvolvidas por professores com um grupo de alunos de cursos diversos como Engenharia Civil, Geografia, Química, Biologia e Pedagogia, em que foi feito uma caracterização quali-quantitativa dos resíduos gerados nas unidades da UnP. A partir do resultado que apresentou uma quantidade considerável de materiais que estavam indo para o lixo, e que poderiam ser aproveitados, como cartuchos de impressoras, papel sufite, papelão foi montado um grupo de trabalho. Este passou a se uma vez por semana para estudar soluções baratas e inteligentes para o lixo da Universidade.

Este trabalho gerou, pelo menos, seis Trabalhos de Conclusão de Cursos, projetos de Coleta Seletiva nas Unidades da Universidade Potiguar e o Reciclando na UnP que, no início, trabalhava somente o papel.
O trabalho é extremamente simples e fácil de ser executado, mas requer cuidados para garantir credibilidade junto à comunidade e à instituição. Assim, é desenvolvida uma dinâmica a partir de três linhas de atuação: educação ambiental; informação que conscientiza, e sustentabilidade que gera renda através de materiais confeccionados com os resíduos.
“É muito legal participar de ações ambientais e se sentir um aliado do planeta. Geralmente, quando estamos em ações como palestras ou encontros nas escolas, colocamos, literalmente, o planeta, um globo daqueles que vemos nas aulas de geografia, nas mãos das crianças e dizemos ‘o planeta está em suas mãos, faça algo por ele!’ E daí, começa o nosso discurso ambiental. Acredito que mesmo na pequenez do nosso projeto, o planeta Terra é o principal beneficiado”, relembra Bernadete, satisfeita por fazer a sua parte através do projeto da Universidade.
Os alunos da UnP acompanham os professores responsáveis pelo projeto nas atividades desenvolvidas nas escolas e em outras ações, auxiliando nas oficinas ou nas palestras, após serem orientados para estes fins.
O projeto promoveu, na IV Semana do Meio Ambiente, duas palestras e duas oficinas ministradas pela Bióloga Aline Gadelha, que é colaboradora, e pela bolsista de extensão Juliana Medeiros.
Aline Gadelha do Nascimento é a responsável pelo laboratório de reciclagem de materiais da UnP. O projeto está ligado à Pró-Reitoria de Extensão, em que a bióloga trabalha atendendo a comunidade em escolas, indústrias, igrejas, municípios e outros locais, com uma metodologia de palestras com temas ambientais como reciclagem, educação ambiental, e lixo. Também realiza encontros, cursos e oficinas em que ensina técnicas de reaproveitamento de materiais e exposição do material confeccionado pelo laboratório em feiras e eventos em geral.
“Esse projeto é importante para a instituição, pois é uma atividade pedagógica que gera aprendizagem e informação, além de trabalhar e capacitar o aluno a passar seus conhecimentos sobre o meio ambiente para a sociedade. Para e a cidade de Natal é importante, pois atende a comunidade através da educação ambiental, onde buscamos espalhar o conhecimento sobre o meio ambiente e a importância de preservá-lo, através de palestras e oficinas, trabalhando a sustentabilidade, uma vez que os artigos confeccionados podem gerar renda para a própria comunidade”, explica a bióloga Aline Gadelha.
A cada ano, cerca de 4000 pessoas conhecem o trabalho através de exposições e, aproximadamente, 1500 através de cursos e oficinas. De março a junho deste ano já foram contabilizamos 452 beneficiados.